sexta-feira, maio 10, 2024
No menu items!
- Publicidade -
Google search engine
HomePetsGatosGato Siamês: Lindo, inteligente e elegante

Gato Siamês: Lindo, inteligente e elegante

Uma das raças de gatos mais populares do mundo, gato siamês se destaca pelo gritante tom de azul dos olhos, que de forma magnética chega a nos hipnotizar. Some ao isso o gradiente da cor de pelagem, um corpo esbelto, mas forte, um ar esnobe e elegante e um temperamento amigável e curioso, características que fizeram o Siamês um dos gatos de raça mais populares do Brasil e do mundo.

Origem do gato siamês

A raça de gato siamês é originária do antigo reino do Sião, atual Tailândia. A partir de 1880, esses gatos começaram a ser comercializados em remessas para o Reino Unido e, posteriormente, para os Estados Unidos. Nos anos 50 do século XX, o gato siamês começou a ganhar destaque, sendo escolhido por muitos criadores e juízes como participantes de concursos de beleza.

A raça conta com duas variações: uma versão mais moderna e voltada para as pistas de conformação, e gato o siamês tradicional, também chamado de tailandês, que é o que a maioria das pessoas conhecem. Apesar das semelhanças entre os dois tipos, existem algumas características distintas que os diferem um do outro.

Foto: Reprodução da internet.

O Siamês moderno surgiu em 2001 e veio de uma variação do padrão já existente até então. A ideia dos criadores era produzir um animal de compleição mais alongada e um ar oriental clássico. De traços marcantes e bem pronunciados. Essa variação foi produzida com foco em concursos de beleza e exposições de felinos.

Já o siamês tradicional é mais conhecido. Também chamado de Thai, se assemelha mais ao gato doméstico comum.

Ambas as variedades apresentam as mesmas características de cor, um padrão chamado ‘pointed’, com coloração escura nas extremidades, cauda, rosto e orelhas (áreas onde a temperatura corporal é menor), fazendo contraste com os tons do restante do corpo do felino.

Siamês Moderno:

De tamanho médio, o Siamês moderno tem o corpo esbelto, bem delineado e musculoso, passando a sensação de extrema flexibilidade. Os criadores deste padrão buscam ressaltar e evidenciar essas características em suas produções.

O peso dos machos varia entre 3 kg e 4,5 kg. Já as fêmeas variam de 2,5 kg a 3 kg. Tanto os machos quanto as fêmeas tendem a medir entre 20 cm e 25 cm. A cauda é estreita e não possui dobras.

A cabeça tem formato cuneiforme, sendo curvada para fora nas laterais, lembrando um triângulo que vai se estreitando em direção à região do focinho, que é afilado e projetado para a frente.

Os olhos, em formato de amêndoas, se inclinam suavemente no sentido do nariz e são intensamente azuis e hipnóticos e as orelhas são eretas e grandes.

O gato Siamês Moderno se destaca por seu formato de cabeça triangular, mais afilado e corpo mais esbelto e alongado. (Foto: Reprodução da internet)

Siamês Tradicional (Thai):

O gato Thai, apesar de também ser esbelto e elegante, é mais musculoso que o Siamês moderno e possui patas de comprimento médio. A cabeça é mais arredondada, assim como o estilo do corpo, que apresenta mais volume e é mais compacto e arredondado. Algumas pessoas também confundem o gato siamês com o Gato Bbalinês, devido a algumas semelhanças.

O Siamês tradicional pode ser mais alto e pesar mais que o moderno. O peso dos machos varia entre 3,5 kg e 5,5 kg. Já as fêmeas variam de 2,5 kg a 4 kg. Medem em torno de 20 cm a 25 cm. A cauda é estreita, mas um pouco mais espessa que a do moderno.

Cores: os dois tipos de siamês possuem padrões de cores distintos, mas sempre vão apresentar a marcação da pelagem no padrão ‘pointed’, que é típica da raça.

– Siamês Moderno

Seal point (marrom escuro); Chocolate point (marrom claro); Blue point (cinza escuro); Lilac point (cinza claro); Red point (laranja escuro); Cream point (laranja claro ou creme); Canela; Cervo; Branco.

– Siamês Tradicional (Thai)

Seal point (marrom escuro); Chocolate point (marrom claro); Blue point (cinza escuro); Lilac point (cinza claro); Red point (laranja escuro); Cream point (laranja claro ou creme) ou Tabby point.

O Siamês Thai (Tradicional), é mais robusto, mais volumoso e tem uma cabeça mais arredondada e compacta. (Foto: Reprodução da Internet).

Personalidade

O gato siamês é extremamente hiperativo, ágil e prodigioso. É um ótimo companheiro, dono de uma personalidade alegre e divertida. São gatos muito carinhosos, expressivos e costumam ter um miado forte, consistente e estridente. São companheiros fiéis, apegados aos seus donos, muito inteligentes, que adoram brincar e buscam constantemente a atenção dos seus donos.

Assim como todos os gatos domésticos, o Siamês precisa fazer exercícios regularmente e realizar atividades que estimulem seu desenvolvimento físico e mental. Então, é altamente recomendável que se enriqueça o ambiente deles com brinquedos.

Cuidados com a saúde

É uma raça tranquila e muito higiênica. Eles passam muito tempo dos sus dias se lambendo. Entretanto esses gatos precisam de cuidados específicos, como uma alimentação equilibrada e balanceada. Eles podem ser um pouco ‘enjoados’ para comer, por isso é bom ser criterioso na hora de escolher a ração deles.

É preciso escovar os pelos do Siamês ao menos uma veze por semana, podendo ser duas. Os Siameses são sensíveis à temperatura do ambiente. Eles preferem lugares moderadamente quentes, e não tolera muito ambientes frios ou úmidos.

Em média, a expectativa de vida do Siamês é de 15 anos, mas há notícia de um exemplar da raça que teria vivido seus módicos 36 anos.

Os Siameses têm algumas doenças que são mais comuns entre a raça. Dentre elas, merecem destaque:

Estrabismo.

Infecções respiratórias: causadas por vírus ou bactérias.

Doenças cardíacas.

Má circulação.

Obesidade: na velhice.

Otite.

Surdez.

RELATED ARTICLES

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments