sexta-feira, maio 10, 2024
No menu items!
- Publicidade -
Google search engine
HomeMundo AnimalJURÁSSICO, LETAL E IMPLACÁVEL: ESSE É O DRAGÃO-DE-KOMODO, O MAIOR LAGARTO DO...

JURÁSSICO, LETAL E IMPLACÁVEL: ESSE É O DRAGÃO-DE-KOMODO, O MAIOR LAGARTO DO PLANETA TERRA

Classificado como um superpredador, o Dragão-de-Komodo certamente está entre as criaturas mais perigosas e mortais do mundo. Sua aparência se assemelha à de um dinossauro e seu tamanho se aproxima ao de um jacaré grande. Podendo medir até 3 metros de comprimento e 40 centímetros de altura, pode alcançar velocidades de quase 30 km/h. Eles correm e nadam mais rápido que um humano.

Este fascinante animal só pode ser encontrado na Indonésia (onde é protegido por lei), mais especificamente nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Montag e Flores, das quais as duas primeiras concentram, respectivamente, as duas maiores populações da espécie. Os nativos da ilha de Komodo os chamam de crocodilos da terra. Na Ilha de Komodo um parque foi fundado para ajudar os esforços de proteção da espécie, o Parque Nacional de Komodo.

A referência não é à toa. Este personagem do Jurassic Park foi descoberto por cientistas ocidentais no ano de 1910, pertence à família dos lagartos-monitores e pode pesar até 166 kg. O seu tamanho descomunal para um lagarto se deve ao seu baixo metabolismo e à uma condição denominada gigantismo insular, que ocorre devido ao fato de uma espécie viver em um ambiente extremamente isolado, evoluindo por longos períodos de tempo, no caso dos Komodo, há milhões de anos em uma ilha inóspita, dentro de um ecossistema onde não há predadores naturais que lhe ofereçam risco, um ambiente em que eles reinam soberanos sobre todos os animais. Ninguém se mete com eles, pois todos podem se tornar a próxima refeição.

Superpredador: até mesmo seres humanos estão no cardápio do Dragão-de-Komodo. (Foto: Parque Nacional de Komodo)

Esses bichos são muito sinistros. Os Dragões-de-Komodo não apenas se alimentam de carniça, mas também caçam, muitas vezes em grupo, emboscando suas presas. Seu cardápio inclui invertebrados, aves e mamíferos, como búfalos, macacos e cervos. Esse animal é capaz de engolir um macaco inteiro, uma cena que você não gostaria de ver.

As fêmeas da espécie podem colocar até 35 ovos por ninho. A incubação pode levar até oito meses e depois que os ovos eclodem, os pequenos dragõezinhos, por serem muito vulneráveis a predadores, sobem em árvores para se desenvolverem em segurança, pois até mesmo os adultos da própria espécie podem jantá-los, pois é uma espécie canibal.

O Dragão-de-Komodo é o Pit Monster dos lagartos, uma mistura de Lacoste com lagartixa. É um animal imenso e de compleição robusta. Possui garras e dentes afiados, associados a uma mandíbula potente, Sua dieta inclui javalis, cabras, veados, cavalos, macacos, búfalos, dragões-de-komodo menores,insetos e até mesmo seres humanos. Assim como as cobras e outros lagartos, ele usa a língua para captar estímulos de sabor e cheiro no ar, demonstram atividade noturna é capaz de localizar uma carcaça animal a 5 km de distância, podendo devorá-la completamente sozinho.

Registro de um Dragão de Komodo enfrentando um caminhão, utilizado nas obras de um parque temático que estava sendo construído na Ilha de Rinca, para fomentar o turismo na região.

Esse bicho possui escamas reforçadas com ossos e placas sensoriais ligadas a nervos que facilitam o sentido tátil. Em volta das orelhas, lábios, queixo e das solas dos pés, os Dragões possuem placas sensoriais que os auxiliam na hora de acasalar e de caçar. Eles matam suas presas com violentos ataques focados nos pontos vitais das presas e, além disso, possuem um veneno que age de forma a impedir a coagulação sanguínea e reduzir a pressão arterial, o que leva a vítima a um estado de choque. Esses lagartos gigantes não possuem uma audição tão apurada, mas conseguem enxergar a uma distância de até 300 metros sendo até mesmo capazes de distinguir cores.

Implacável: registro do temível Dragão-de-Komodo abatendo sua presa.

São animais dotados de um aprimoradíssimo instinto de caça, fruto de anos de evolução no ambiente onde vivem. E ele sabe do seu potencial: é um bicho agressivo que vê qualquer coisa que respire e se mova como presas. Eles podem caçar sozinhos, mas também usam de estratégias e coordenação entre outros indivíduos para emboscar outros animais e tudo o que eles precisam é dar apenas uma mordida em suas vítimas, aí eles pacientemente a perseguem, até que seu veneno faça efeito e a presa entre em estado de choque. Indefesa, ela acaba sendo devorada viva. Esse conjunto de características fazem com que o Dragão-de-Komodo seja o rei da selva em seu ambiente e mais do que digno do título de superpredador.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments