segunda-feira, maio 20, 2024
No menu items!
- Publicidade -
Google search engine
HomePetsCãesStaffordshire Bull Terrier - O cão babá e protetor das crianças

Staffordshire Bull Terrier – O cão babá e protetor das crianças

O staffordshire bull terrier surgiu de uma vertente mais compacta do extinto bull-and-terrier, um tipo de cão resultante dos cruzamentos entre os extintos antigos buldogues e antigos terriers, realizados desde o século XVIII nas Ilhas Britânicas.[3] Como razão da origem do bull-and-terrier, e consequentemente do staffbull, estão os desportos sangrentos, como as lutas entre cães e combates com texugos (badger-baiting)[4], que se popularizavam ainda mais no Reino Unido no século XIX, principalmente após a proibição do bull-baiting (Luta entre cães e touros) em 1835, que era muito mais difícil de realizar em segredo. O objetivo era o de obter um animal forte, resistente e ágil ao mesmo tempo, então cruzaram o extinto antigo buldogue com antigos terriers, dando origem ao bull-and-terrier.

Conhecido mais recentemente como “cão babá”, devido a afinidade e proteção dada às crianças da família, é um cão de porte médio, mais longo que alto, forte, robusto e compacto com peito largo, um crânio distinto e abertura de boca larga inconfundível com masséteres bem desenvolvidos. Seu focinho é curto, o crânio é largo visto de frente, as orelhas são mantidas naturais geralmente em “rosa”. A cor de pelagem mais comum é a preta, geralmente com marca branca no peito. Porém outras cores de pelagem são aceitas, como o tigrado, fulvo, azul, castanho, e branco, com exceção da cor fígado (em inglês: liver) e tricolor ou black-and-tan. O nariz é sempre preto, e os olhos preferivelmente escuros. De acordo com o padrão oficial, a altura desejada varia entre 35,5 a 40,5 cm na cernelha para ambos os sexos, e, o peso, no caso dos machos entre 12,7 e 17 kg, e as fêmeas entre 11 e 15,4 kg.[2] Diferencia-se de seus parentes americanos (pit bull e amstaff), sendo menor e mais compacto. É ativo e atlético.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Tradicionalmente de coragem indomável e tenacidade. Altamente inteligente e afetuoso, especialmente com crianças. Corajoso, intrépido e totalmente digno de confiança.

CABEÇA: Curta.
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Profundo e largo.
Stop: Distinto.
REGIÃO FACIAL
Trufa: Preta.
Focinho: Curto.
Maxilares / Dentes: Maxilares fortes; dentes grandes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.
Lábios: Cerrados e secos.
Bochechas: Músculos das bochechas muito pronunciados.
Olhos: De preferência, escuros, mas é tolerado alguma relação com a cor da pelagem. Redondos, de tamanho médio e inseridos de forma a olhar para a frente. As bordas das pálpebras são pretas.
Orelhas: Em rosa ou semi-eretas, nem grandes, nem pesadas. Orelhas espessas, caídas ou eretas são altamente indesejáveis.

PESCOÇO: Musculoso, bastante curto, de bom formato, alargando gradualmente
para os ombros.


TRONCO: Dorso curto.
Linha superior: Plana.
Peito: Frente larga, esterno profundo; costelas bem arqueadas; musculoso e bem definido.
CAUDA: Tamanho médio, inserida baixa, afinando para a ponta e portada baixa. Não deve formar um gancho e pode assemelhar-se a uma alavanca de bomba d’água antiga.


MEMBROS
ANTERIORES: Pernas retas e de boa ossatura; colocadas, de preferência, afastadas uma da outra, não mostrando nenhuma fraqueza nos metacarpos, nos quais a ponta das patas são viradas um pouco para fora.
Ombros: Bem colocados para trás.
Cotovelos: Não são soltos.


POSTERIORES: Bem musculosos. Pernas paralelas, quando vistas por trás.
Joelhos: Bem angulados.
Jarretes: Bem descidos.
Patas: Bem acolchoadas, fortes e de tamanho médio. Unhas pretas em cães de cor sólida.

MOVIMENTAÇÃO: Livre, poderosa e ágil com economia de esforço. As pernas movimentam-se paralelamente quando vistos de frente e por trás. Perceptível propulsão dos posteriores.

PELAGEM
Pelo: Curto, liso e assentado.

COR: Vermelho, fulvo, branco, preto ou azul ou qualquer uma dessas cores com branco. Qualquer sombreado de tigrado ou qualquer sombreado de tigrado com branco.
Preto e castanho (black and tan) ou cor de fígado são altamente indesejáveis.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha desejada: 35,5 a 40,5 cm. Estes tamanhos estão relacionados com o peso.
Peso: Machos: 12,7 kg a 17 kg
Fêmeas: 11 kg a 15,4 kg.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

FALTAS DESQUALIFICANTES

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento
    deve ser desqualificado.

NOTAS:

  • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
  • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments