segunda-feira, maio 20, 2024
No menu items!
- Publicidade -
Google search engine
HomePetsCãesFox Terrier Pelo Duro

Fox Terrier Pelo Duro

Fox Terrier (Wire)

O Fox Terrier é uma raça muito elegante e atraente, possuindo muita história por trás dela. Já viajou para a caçada com reis, participou de shows em circos e em filmes, e ganhou mais prêmios Best In Show em Westminster do que qualquer outra raça.

Fox Terriers de Pelo Duro e Pelo Liso são raças clássicas que mudaram pouco ao longo dos séculos. Do Pitch do Coronel Thornton, em 1790, aos cachorros da fundação Old Jock e Belgrave Joe em Smooths e Meersbrook Bristles e Cackler of Notts in Wires, aos representantes da raça hoje, as duas raças parecem iguais.

Em 1876, o clube Fox Terrier da Inglaterra foi formado. Naquela época, o de pelo duro e liso, que anteriormente eram considerados uma raça com duas variedades, foram separados em dois registros com dois padrões de raça. Eles eram cães populares; um show na década de 1870 teve uma entrada de 276 Fox Terriers. 

Nos Estados Unidos, o American Fox Terrier Club, formado em 1885, tornou-se o primeiro clube de especialidades a se tornar um membro do American Kennel Club, formado pelo ano anterior. Por um século depois, Fox Terriers nos Estados Unidos foram considerados uma raça única com duas variedades. Não foi até 1985 que os padrões separados para as raças entraram em vigor. 

 APARÊNCIA GERAL:

Ativo e vivo, ossatura e força dentro de um pequeno volume, nunca pesado ou grosseiro. Sua conformação é perfeitamente balanceada; isso se aplica, em particular, às proporções relativas entre o crânio e focinho, bem como, entre a altura na cernelha e o comprimento do tronco, medido da ponta do ombro à garupa, aproximadamente iguais. Em pé, parado como um caçador de dorso curto, é capaz de cobrir muito terreno.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Alerta, de movimentos rápidos, de expressão aguda, na ponta das patas e sempre à expectativa da mais ligeira provocação. Amigável, sociável e destemido.

CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: Linha superior do crânio quase plana, inclinando ligeiramente e estreitando-se gradativamente na largura em direção aos olhos.
Stop: Ligeiro.

REGIÃO FACIAL
Trufa:
Preta.
Focinho: Pequena diferença no comprimento entre o crânio e focinho. Se o focinho for nitidamente mais curto, a cabeça dá a impressão de ser fraca e mal acabada. O focinho diminui gradualmente do olho à trufa, com um ligeiro stop, na sua junção com o crânio, mas, não é côncavo ou cai subitamente sob os olhos, onde deveria ser cheio e bem robusto. Um contorno cheio e redondo das bochechas é indesejável.
Maxilares / Dentes: Maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura. Excessivo desenvolvimento ósseo ou muscular dos maxilares é indesejável e de má aparência.
Olhos: Escuros, fogosos e expressam inteligência; moderadamente pequenos e não proeminentes. O mais próximo possível da forma redonda. Não muito separados, não muito altos no crânio, nem muito próximos das orelhas. Olhos claros são altamente indesejáveis.
Orelhas: Pequenas, em forma de “V”, de moderada espessura, com as pontas dobradas, caídas para a frente, rentes às faces. A linha superior das orelhas ficam bem acima do nível do crânio. Orelhas eretas, em forma de tulipa ou em rosa são altamente indesejáveis.

PESCOÇO: Limpo, musculoso, de comprimento moderado, sem barbelas, alargandose para os ombros; apresenta uma graciosa curva quando visto de perfil.

TRONCO
Dorso:
Curto, nivelado e forte, sem flacidez.
Lombo: Musculoso, ligeiramente arqueado. Muito curto.
Peito: Profundo; as primeiras costelas são moderadamente arqueadas; costelas posteriores profundas e bem arqueadas.

CAUDA: Anteriormente era costume ter a cauda cortada.
Cortada: de inserção alta. Portada ereta, não sobre o dorso ou curvada. Boa força e de comprimento moderado.
Não Cortada: De inserção alta. Portada ereta, não sobre o dorso ou curvada. Boa força e de comprimento moderado para manter uma aparência balanceada.

Membros


ANTERIORES: Vistos de frente, os ombros inclinam-se quase na vertical na sua junção do pescoço para as pontas, que devem ser finas; vistos de perfil, os ombros são longos e bem angulados, oblíquos e inclinados para trás. Cernelha com contorno bem definido. Peito profundo, sem ser largo. Vistos de qualquer direção, membros retos, com ossos fortes até as patas. Cotovelos perpendiculares ao tronco, trabalhando livremente nas laterais, portados retos quando em movimento.

POSTERIORES: Fortes, musculosos, sem serem curvados ou inclinados. A combinação de pernas curtas e joelhos retos é altamente indesejável.

Coxas: Longas e poderosas.
Joelhos: Bem angulados, não virando nem para dentro, nem para fora.
Jarretes: Bem descidos.
Metatarsos: Retos e paralelos, quando vistos por trás.
Patas: Redondas, compactas, com almofadas plantares pequenas, bem acolchoadas e resistentes. Dedos moderadamente arqueados. Não virando nem para dentro, nem para fora.

MOVIMENTAÇÃO: Os membros anteriores e posteriores se movimentam para frente, retos e paralelos. Os cotovelos se movimentam perpendiculares ao corpo, trabalhando livremente nas laterais. Os joelhos não viram nem para dentro, nem para fora. Boa propulsão devido à boa flexibilidade dos posteriores.

PELAGEM
Pelo: Denso, de textura muito dura, 2 cm nos ombros a 4 cm na cernelha, dorso, costelas e posteriores, com subpelo macio e curto. Dorso e membros com pelos mais duros que nas laterais. Pelos ásperos na mandíbula e de comprimento suficiente para dar uma aparência forte ao focinho. O pelo das pernas é denso e áspero.

COR: O branco predomina, com marcas pretas, pretas e castanhas ou castanhas. Manchas tigradas, vermelhas, fígado ou cinza-azuladas são indesejáveis.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha, não ultrapassando 39 cm nos machos; as fêmeas podem ser ligeiramente menores.

Peso ideal, em condições de Exposição, é de 8,25 kg para machos; as fêmeas podem ser ligeiramente mais leves.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

FALTAS DESQUALIFICANTES

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

NOTAS:

  • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
  • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.
Previous article
Next article
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments