segunda-feira, maio 20, 2024
No menu items!
- Publicidade -
Google search engine
HomePetsCãesCães de guarda e proteção: Karlisson Adestrador destaca importância do fator genético...

Cães de guarda e proteção: Karlisson Adestrador destaca importância do fator genético na seleção para a função

Historicamente, os cães foram domesticados e introduzidos no convívio mais próximo com o ser humano para cumprirem algumas funções e atenderem a necessidades específicas da humanidade, como caça, tração e locomoção, pastoreio e, principalmente, guarda e proteção.

Para esta última função, especificamente, a utilização dos cães remonta a história da humanidade. Era muito comum que em períodos de guerra, por exemplo, os homens de determinada região partissem para as batalhas, deixando cães de guarda para a proteção de seus lares, suas mulheres e suas crianças.

Até hoje, os cães são utilizados para proteção de rebanhos, patrimonial, territorial e pessoal. A diferença é que, com o decorrer do tempo, houve um enorme estreitamento da relação com esses animais, tanto na sociedade, quanto com as pessoas, no campo individual, que passaram a fazer parte das famílias de seus proprietários e tutores.

Com o tempo, técnicas de condicionamento e adestramento canino foram desenvolvidas e aprimoradas e hoje existe uma gama de raças e metodologias voltadas à formação de cães de guarda e proteção.

Para entender um pouco mais sobre o universo dos cães de guarda e proteção, o Media Pet foi até o Centro de Adestramento Clube dos Cães, localizado no bairro Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, para conversar com o adestrador e comportamentalista canino Karlison Maciel.

Confira abaixo o vídeo com a primeira parte desta reportagem:

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments